quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Por Wilson Alves

TENOLOGIAS E EDUCAÇÃO: Novos Tempos; Outros Rumos


A Tecnologia na Educação requer um olhar mais abrangente, envolvendo novas formas de ensinar e de aprender que seja condizente com o paradigma da Sociedade do Conhecimento, o qual se caracteriza pelos princípios da Diversidade, da Integração e da Complexidade.
O compromisso com as questões educacionais tem sido ampliado através das várias formas de organização, incluindo aquelas que fazem uso das tecnologias para superar os limites de espaço e tempo, de modo a propiciar que as pessoas de diferentes idades, classes sociais e regiões tenham acesso à informação e possam vivenciar diversas maneiras de representar o conhecimento.
Esta amplitude de possibilidades - quando pautada em princípios que privilegiam a construção do conhecimento; o aprendizado significativo, interdisciplinar e integrador do pensamento racional, estético, ético - humanista, requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia relacional. Isto implica criar e recriar estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional.
Por outro lado, não se pode deixar de conhecer e de tratar as questões específicas destas possibilidades e suas inter-relações. Este nível de compreensão é que dá mobilidade para o profissional lidar com o inusitado de forma criativa, reflexiva, crítica e construtiva, rompendo com a aplicação de "soluções prontas" ou práticas padronizadas. Tais soluções prontas ou práticas padronizadas não encontram eco no paradigma atual, tornando salutar e evidente a necessidade de integração entre a gestão administrativa e a gestão da sala de aula, dos recursos tecnológicos e das áreas do conhecimento. O pensamento/ação exigido precisa considerar o movimento e a articulação entre o individual e o coletivo, entre a parte e o todo, entre o processo e o produto, entre a teoria e prática e sobremaneira, um amplo e completo domínio sob o processo do ensino e aprendizagem.

Fragmento adaptado do texto
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: NOVOS TEMPOS, OUTROS RUMOS
disponivel em http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2002/te/te0.htm


Wilson Barbosa


- Filósofo Clínico 
- Especialista em Tecnologias na Educação

Um comentário:

Web Analytics